quinta-feira, 30 de junho de 2011

Você ganha ou você morre.




Gosto de histórias grandiosas, daquelas que criam mundos, línguas, mapas, um universo inteiro com suas próprias leis, e to nem ai se é nerdice...mas essa histórias me possibilitam (isso vai soar depressivo...) escapar mesmo da vida e do que acontece ao redor, que as vezes é bem monótono. Aos poucos (e depois de ler Senhor dos Anéis) percebi que nessa história grandiosa, tem de ter personagens igualmente cativantes e que sejam realistas, mesmo se o personagem em questão não for necessariamente humano.

Esses dias, encontrei uma história na medida: Jogo dos Tronos to viciado na série, já tinha ouvido falar antes, mas só depois de um bom tempo que a série estreou, resolvi baixar, e me encantei totalmente pela série.

Batalhas, cenas quentes, decapitações, muito sangue, algum componente sobrenatural e fantasioso e o que mais me deixou hipnotizado pela série, muita política, jogo de influencia e backstabbing, o que quebrou totalmente minha expectativa de que tudo fosse uma versão americana de Senhor dos Anéis.

Além de personagens bem interessantes, que fazem você se contradizer, afinal é admirável a coragem da Catelyn, mulher do Ned em ir pra guerra e tentar dar um jeito no Tyrion, mas ao mesmo tempo, você se incomoda com o tratamento que ela dá ao Jon Snow, embora ela tenha todo o direito de odiá-lo, afinal ele é resultado de uma traição do marido dela, com a qual ela tem de conviver na mesma casa e diariamente.

Falando em Jon Snow, ele é um dos meus favoritos, pois sempre torço pros outsiders, junto a Arya e ao Littlefinger.

O Ned é outro personagem que me faz pensar, ele é honrado, ético (na medida do possível), mas ao mesmo tempo eu o acho burro, ou melhor, despreparado; ele assume uma posição pra qual não tem a mínima inclinação e acaba mal, pois não é a habilidade de luta dele que conta para se manter no topo do reino e sim, articulação, lábia e capacidade de manipulação, algo que a Cersei, sua algoz, tem de sobra e me apetece muito, apesar de ela ser uma cretina.

Ainda é muito cedo e nem li o livro, mas acho que é até melhor do que o livro do Tolkien, claro que é sempre complicado comparar, afinal o livro do inglês, redefiniu tudo o que foi feito depois em termos de literatura de fantasia, o enfoque é diferente, na história e não e personagens específicos, fora que a época era totalmente outra, mas não consigo não comparar...

Espero que o livro que eu comprei na Saraiva chegue logo, para eu devorá-lo, o posto “grande história super legal”, tava vago desde o fim de Lost, ano passado.

Nenhum comentário: