terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sinestesia

Tempos atrás estava lendo sobre uma cantora chamada Ida Maria na wikipedia e vi que ela sofria de uma patologia neurológica conhecida como sinestesia e que fazia com que la visse cores ao ouvir qualquer tipo de som.

Fui atrás de saber mais sobre sinestesia, que até então eu só sabia que era um dos 3" "tipos de aprendizagem" (auditivo, visual, sinestésico) e descobri que era qualquer tipo de associação entre dois ou mais sentidos.

Embora na wikipedia, esteja que é uma patologia é essa palavra me lembre doenças, coisas ruins e vermes (por causa dos platelmintos) acho que deve ser muito louco ver cores enquanto se ouve um som, principalmente se você ver essas cores como jatos coloridos passando, tipo como as magias de desenho animado/video-game.

Embora não veja cores como a Ida, sempre que penso em algo me vem inúmers referências a cabeça, pessoas, lugares, mas o que entra no lance da sinestesia é que tenho mania de atribuir cores e números a tudo.

Por exemplo quando usava folhas coloridas pra fichário, sempre associava matemáitca com vermelho, ciências com amarelo e geografia ou história com preto ou cinza. Eu atribuo cores também aos números, pra mim seis é azul, doze é amarelo e sete é vermelho, assim como o sete combina com matemática e o 2 com ciências.

Tambem associo cores as pessoas, o que me lembra aquelas frases de mediuns/hippies: "sua aura está verde hoje..." e a lugares, sensações.

Conversando com uma amiga, ela me disse que tambem fazia esses tipos de associação e que eu lembrava algo azul-esverdeado/verde-azulado.Nao gostei muito da cor que ela escolheu, pois isso me lembra algum fungo ou alguma coisa contaminada, mas tudo bem.


Nenhum comentário: